Construção de Fogões Ecoeficientes durante a pandemia: Saúde e Meio Ambiente preservados

Construção de Fogões Ecoeficientes durante a pandemia: Saúde e Meio Ambiente preservados

Neste momento delicado, no qual a COVID-19 exige cuidados sanitários redobrados, a intenção é realizar a construção dos fogões com segurança para as famílias e os profissionais

O projeto FOGÃO DO MAR, realizado pelo Instituto Perene e patrocinado pelo Programa Socioambiental da Petrobras, chegou na região do Recôncavo Baiano para levar qualidade de vida às famílias de pescadores, marisqueiras e lavradores por meio da instalação de fogões a lenha melhorados.

Com a alta do preço do gás e a necessidade de se aferventar os produtos da pesca e cozinhar os alimentos para casa, o projeto se apresenta como uma alternativa importante para a economia dos lares da região. Entretanto, o cenário delicado da pandemia exige cuidado redobrado para levar essa tecnologia de transição às famílias que realmente precisam. Pensando nisso, a gestão do projeto contratou uma empresa de segurança do trabalho e saúde ocupacional para estabelecer normas rígidas de segurança, tanto para a redução de riscos de acidente de trabalho, quanto para os protocolos de saúde direcionados à COVID-19.

Os colaboradores foram capacitados para o uso correto da máscara, dos demais equipamentos, como luvas de segurança e uniformes, e assim ficarem seguros no momento da construção dos fogões ecoeficientes. José Antônio Costa, o Seu Zé, pedreiro de formação e mentor da equipe de construção do FOGÃO DO MAR, já vê os resultados do treinamento. “O dono da casa gosta muito de como nós fazemos. Eles gostam desse isolamento. Quando vamos entrar nas casas conversamos sobre manter distância até terminarmos a construção do fogão e não entramos dentro das casas. Quanto ao uso dos equipamentos a gente já nem sente mais. A máscara fica só na cara. Todo mundo já se acostumou a trabalhar com ela.” – revela o pedreiro com um sorriso no rosto.

Em relação a segurança das famílias participantes foi feito um trabalho coletivo junto às associações locais para a sensibilização das comunidades sobre os cuidados que devem ser tomados diante da pandemia; como o distanciamento da equipe de pedreiros no momento da obra, uso correto da máscara e até mesmo a construção do fogão em área externa da casa. Foram estabelecidos critérios de segurança no coletivo, mas que também foram validados pela empresa contratada.

As casas que recebem a equipe de obras do projeto FOGÃO DO MAR são sinalizadas com um banner lembrando sobre os cuidados básicos de higiene para a prevenção da COVID-19, bem como o uso correto da máscara. Outros locais de trabalho, como o depósito e o escritório do projeto também foram sinalizados com cartazes para uma conscientização permanente dos demais colaboradores quanto às melhores práticas em relação à COVID-19.

Exames periódicos de PCR da equipe de construção e agentes comunitárias também fazem parte das estratégias para a prevenção e disseminação da doença. A vacinação é outro aspecto importante para a contenção da doença e os profissionais do projeto, que trabalham na construção dos fogões, já receberam a primeira dose da vacina.

Além dos cuidados com a pandemia, o treinamento também foi direcionado para boas práticas de ergonomia no trabalho. Seu Zé afirma que a equipe que ele acompanha já está em conformidade com as recomendações. “O treinamento está dando certo. A equipe fala bem dos procedimentos pois sabem que é importante para cada um de nós. Com a experiência que tenho, eu já sei como usa os EPI’s. Já venho de muitos anos e o que eu sei eu passo para os novatos, para seguirmos juntos com o mesmo ritmo. A equipe é maravilhosa e eu só tenho que agradecer a Deus por todos.”

A gestão do projeto FOGÃO DO MAR quer levar os fogões ecoeficientes até as famílias participantes da forma mais segura possível. “Sabemos que a pandemia agravou a situação financeira das famílias da região e que, agora, o fogão se torna muito importante para auxiliar na economia das casas. Cientes disso, buscamos as melhores práticas para continuar executando o nosso trabalho com segurança e tranquilidade, tanto para as famílias participantes, quanto para a nossa equipe.” – finaliza o Engenheiro Florestal e gestor do projeto Guilherme Valladares.

 

Confira os protocolos de prevenção do projeto na construção dos fogões ecoeficientes:

– Os fogões só poderão ser construídos fora das casas,

– As famílias devem manter a distância de segurança de 2 metros e usar a máscara, corretamente, enquanto a equipe de construção estiver trabalhando no local,

– Os colaboradores deverão usar os equipamentos de segurança e fazer os cuidados de higiene como lavar as mãos e usar álcool em gel.

– As obras serão sinalizadas com banners para ajudar na conscientização e servir de lembrete constante para as famílias e colaboradores.