Conheça os fogões ecoeficientes
O fogão desenvolvido pelo Instituto Perene apresenta uma seria de medidas ecoeficiente, seguindo os princípios do modelo “Rocket Stove” do renomeado
especialista em tecnologias melhoradas de combustão, o Dr. Larry Winiarski (Bryden, Still, Scott, & Hoffa, 2002). Os dez princípios são:
1. Isolamento do fogo.
Um fogo quente queima mais limpo, reduzindo as emissões e fornecer mais energia para a comida, reduzindo o tempo de cozimento. O isolamento evita que o calor escape para o corpo do fogão, direcionando o calor apenas para onde é útil: para a panela ou frigideira. O isolamento deve ser feito de materiais leves, resistentes ao calor e prontamente disponíveis.
2. Chaminé Interna.
Coloque uma chaminé curta diretamente acima do fogo. Quando adequadamente dimensionada, a chaminé fornecerá um fluxo de ar adequado, tornando o fogo quente e aumentando o contato entre as chamas e a fumaça. A chaminé deve ser isolada termicamente e seu comprimento deve ser três vezes o seu diâmetro.
3. Queima somente das pontas da lenha.
Aqueça e queime as pontas dos gravetos ao entrarem no fogo. Este princípio se refere à operação do fogão, embora o projeto do fogão, com sua entrada estreita para lenha, incentive essa prática. Aquecer apenas a parte da madeira que está realmente em combustão, reduz a produção de fumaça e outras emissões perigosas.
4. Regulagem do fogo.
O calor alto e baixo é regulado pelo número de gravetos no fogo. A temperatura pode ser controlada aumentando ou diminuindo a quantidade de lenha queimando ao mesmo tempo.
5. Fluxo de ar adequado. Mantenha um bom fluxo de ar através do combustível durante a queima. Um fluxo adequado de ar ajudará a garantir um fogo quente.
6. Fluxo baixo produz fumaça e excesso de carvão. Por outro lado, muito ar vai esfriar o fogo.
7. Área transversal constante. Mantenha a área da seção transversal da passagem de ar pelo fogão constante. Isso significa que a abertura para o fogo, o tamanho dos espaços dentro do fogão por onde passa o ar quente e a chaminé devem ter a mesmo área.
8. Suporte para lenha.
O suporte, em formato de grelha, levanta os gravetos do piso da câmara de combustão e assegura que o ar flui abaixo e acima do combustível, para melhor combustão.
9. Isolamento térmico.
O calor que eleva a temperatura da estrutura do fogão não ajuda a cozinhar a comida. Usar isolamento térmico para direcionar o calor para a panela ou chapa garante que o calor não é desperdiçado, reduzindo assim, o tempo de cozimento e economizando combustível.
10. Maximização da transferência de calor com intervalos adequadamente dimensionados.
Este princípio refere-se a fogões, como os deste projeto, em que o fogão tem aberturas sobre as quais são colocadas as panelas.